STRAPS NA MUSCULAÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Alguns acessórios são utilizados na musculação e no treinamento de força para otimizar a performance nos treinos, especialmente visando o aumento de força e massa muscular. Um desses assessórios são os “liftings straps”, aquela faixa que envolvemos entre o punho e a barra para “ligar” o peso às mãos.

Alguns estudos tem investigado o benefício ou não do uso dos “liftings straps” na musculação e treinamento de força. Valério et al (2019) investigaram os efeitos do uso dos “liftings straps” no exercício puxada anterior sobre a força máxima, número de repetições e ativação muscular em 12 homens treinados. Todos os participantes realizaram os testes de 1RM e os protocolos de treinamento, com ou sem liftings straps. As sessões de exercício para ambas as condições consistiram em 3 séries até a falha concêntrica com uma carga de 70% de uma repetição máxima (1RM) e intervalos de descanso de 60 s. Para o teste de 1RM, não foi observada diferença entre as 2 condições. Não houve diferenças também entre as 2 condições no número de repetições por série, repetições totais e ativação do músculo grande dorsal. Em conclusão, os resultados deste estudo demonstram que o uso de liftings straps no exercício puxada anterior por indivíduos treinados em força não promove efeito benéfico no teste de 1RM, no número de repetições realizadas a 70% de 1RM e na ativação muscular.

INFLUÊNCIA DO USO DOS LIFTINGS STRAPS NA FORÇA MÁXIMA

Em contrapartida, Coswig et al (2015) observaram maiores valores no teste de 1RM quando o exercício levantamento terra foi feito com os liftings straps em comparação com a condição sem os liftings straps. Esses resultados podem ser em decorrência do tipo de exercício, pois no levantamento terra é comum sustentarmos uma grande carga, ainda mais em testes de 1RM, o que pode não ocorrer em exercícios como puxadas e barra fixa, por exemplo.

INFLUÊNCIA DO USO DOS LIFTINGS STRAPS NA VELOCIDADE E POTÊNCIA DA BARRA

Já em um estudo recente de 2020, Jukic et al (2020) investigaram a magnitude e a confiabilidade da velocidade média (VM), velocidade Pico (VP), potência média (PM) e potência Pico (PP) entre os levantamentos realizados no exercício Levantamento Terra  com liftings straps ou sem os liftings straps em 16 homens treinados em força. Os voluntários realizaram uma sessão sem liftings straps para determinar a repetição máxima (1RM), seguida de 4 sessões experimentais (2 com cada variante de levantamento terra em ordem aleatória). Cada sessão experimental compreendeu cargas de 20, 40, 60 e 80% do 1RM sem liftings straps. Não foram encontradas diferenças significativas com o uso dos liftings straps quando comparado com a situação sem seu uso. Os autores citam que suas descobertas sugerem que os profissionais do esporte podem não precisar implementar liftings straps com o objetivo de maximizar a velocidade e a potência com cargas submáximas em um exercício de levantamento terra.

APLICABILIDADE

Como vimos a aplicabilidade do uso dos liftings straps depende de algumas variáveis, como intensidade, duração e tipo de exercício dentro de um programa de musculação e treinamento de força. Primeiramente é preciso se perguntar o porquê usar os liftings straps.

Qual a ideia com seu uso, aumentar a ativação muscular (maior atividade muscular para um determinado músculo). Se pensarmos nos dorsais, por exemplo, o Straps, caso seja benéfico, poderá aumentar a ativação muscular nos músculos das costas, mas vai automaticamente diminuir a ação nos músculos responsáveis pela “pegada” na barra, já que o liftings straps diminuem a força necessária para segurar uma barra. Isso é interessante para qual finalidade, aumento de massa muscular ou ganho de força muscular?

Outro ponto é em qual exercícios utilizar os liftings straps. Será que precisamos utilizar os liftings straps em uma elevação lateral com halteres? Não tem muito sentido usar em um exercício como esse, correto? Até mesmo porque os estudos que demonstrei nesse artigo levam a crer que exercícios com cargas moderadas não parecem ter muito benefício com o uso dos liftings straps.

 Agora e em exercícios como uma remada curvada extremamente pesada, ou mesmo um levantamento terra com altas cargas?  Ai sim o uso dos liftings straps podem oferecer uma vantagem, mas sempre ponderando: o uso contínuo dos liftings straps podem atrapalhar a sua força de pegada (força isométrica). Pensando nisso, será que lutadores e levantadores de peso vão se beneficiar com o uso contínuo dos liftings straps, já que a pegada é fundamental para esses esportes? Não existe mágica pessoal, mas sim periodização e planejamento. Os liftings straps podem sim ter funcionalidade para a musculação, desde que usado de forma correta.

Nas minhas consultorias semi-presenciais e a distância sempre oriento meus atletas em como usar os assessórios, não sendo um padrão em minhas planilhas de treino o uso continuo e ininterrupto de nenhum acessório na musculação (cinto para lombar, liftings straps, faixas de joelho e cotovelo, etc…). Existem fases e tipos de treinos para se usar ou não esses acessórios. Fica a Dica!!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

Coswig, V. S., et al. (2015). Kinematics and kinetics of multiple sets using lifting straps during deadlift training. Journal of Strength & Conditioning Research, 29, 3399–3404.

Denis Fabrício Valério, et al. (2019): The effects of lifting straps in maximum strength, number of repetitions and muscle activation during lat pull-down, Sports Biomechanics,

Jukic, I, García-Ramos, A, Malecek, J, Omcirk, D, and Tufano, JJ. Magnitude and reliability of velocity and power variables during deadlifts performed with and without lifting straps. J Strength Cond Res XX(X): 000-000, 2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s